sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nestlé quer acabar com a obesidade - de cães e gatos






A gigante de produtos alimentícios Nestlé quer ajudar cães, gatos e outros animais domésticos que estão acima do peso — e seus rechonchudos proprietários — a emagrecer.
A maior fabricante mundial de alimentos lançou um novo programa de redução de peso para ajudar animais de estimação e seus donos a voltar à boa forma.
O Projetct: Pet Slimdown ("emagrecimento de bichos de estimação") é um recurso on-line criado nos Estados Unidos pela Purina, marca da Nestlé de ração para animais domésticos, em associação com Jenny Craig, firma especializada em perda de peso, que oferece conselhos grátis para emagrecer e dicas de exercício para animais e seres humanos.
Idéias para exercícios, caminhadas e o apoio de outros consumidores que também estão de dieta fazem parte do pacote. O programa incentiva os donos de animais a buscar ajuda de um veterinário para criar um programa de dieta e exercícios para perder peso.
"A epidemia da obesidade não se limita às pessoas. Dois terços dos adultos nos EUA estão com excesso de peso ou obesos, e mais da metade de todos os animais de estimação do país também estão na luta contra a balança", disse Lisa Talamini, diretora de pesquisa e inovação de programas da Jenny Craig, em um comunicado.
O fenômeno de animais obesos é tão generalizado que a Pfizer oferece um remédio para emagrecer especial para cães, chamado Slentrol.
A Nestlé está usando o exemplo de um dachshund, que estava tão gordo que sua barriga quase encostava no chão. Pesando 7 quilos, ele conseguiu baixar para 5,5 quilos depois de três meses no programa de dieta, e finalmente chegar ao seu peso ideal de 4,5 quilos.
O programa oferece links para a empresa Jenny Craig, o que promove também as vendas de seus produtos para os proprietários de animais.
"Os bichos de estimação são leais; eles não julgam, só dão apoio", disse Grace Long, veterinária da Nestlé Purina nos EUA, em um comunicado . "Eles são os parceiros ideais para perder peso."
Além de ajudar os animais a ficarem mais saudáveis, existe, naturalmente, um argumento comercial.
Segundo a Associação de Prevenção da Obesidade de Animais de Estimação dos EUA, cerca de 32% dos 86 milhões de gatos do país estão com excesso de peso e 35% dos 78 milhões de cães também têm esse problema.
As dietas para controlar o excesso de peso canino compõem cerca de um quarto das vendas da Nestlé de alimentos para cães nos EUA, que atingiram US$ 512 milhões em 2010. Cerca de 17% dos US$ 317 milhões em vendas de comida de gato da Nestlé provêm de pessoas interessadas em colocar seus gatos num regime, segundo dados da firma de pesquisas de mercado Audits & Surveys.
Com o aumento das vendas de alimentos para animais, talvez fosse inevitável que algumas tendências do marketing de alimentos humanos passassem para o reino animal.
Naturalmente, os animais de estimação não escolhem qual comida comprar. Isso depende dos donos, e a Nestlé espera convencê-los com seus argumentos em prol da saúde.
Se for bem-sucedida, os analistas calculam que a iniciativa dirigida aos animais de estimação também impulsionem as vendas de produtos dietéticos da Nestlé destinados a pessoas, além de criar um vínculo mais profundo com a marca Purina. A Purina é parte da divisão Petcare da Nestlé, que divulgou faturamento de 7,08 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 7,42 bilhões) nos primeiros nove meses de 2011.
Assim, quando se trata de dietas, o cão pode continuar sendo o melhor amigo do homem. E pode também ajudar a Nestlé a aumentar seus lucros.
Blog do Johnnyon

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