sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Voluntários ajudam ONG no interior de SP, que abriga 300 animais





Sorocaba/Votorantim


Gestações indesejadas, donos inconsequentes ou negligentes, abandono de animais por idade, doença ou mesmo desavença familiar. São muitas as razões pelo crescente número de animais vagando pelas ruas da cidade.

Para diminuir um pouco essa situação que provoca riscos de saúde pública, além de acidentes ou ataques pelos animais, existem várias Organizações Não-Governamentais (ONGs) na cidade que atuam em benefício dos animais abandonados. Uma delas é a Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN), que abriga 300 animais em sua sede e recebe ajuda de voluntários para se manter. A presidente Dirma Leite explica que a Ong tem 250 cães e 50 gatos e os voluntários têm um papel essencial no cuidado dos animais. "Foram eles que compraram o local onde os animais ficam atualmente e fazem doações mensais para manter a AATAN", diz Dirma.

Alguns ajudam com dinheiro, outros com a manutenção do abrigo e com a realização de eventos para captação de recursos à Ong, como Rosemeire Bonassi, que é voluntária há 13 anos. Ela organizou, no último domingo, 25, uma Cãominhada no condomínio Lago da Boa Vista para conscientizar os donos sobre a posse responsável de animais. "São os voluntários também que promovem as adoções. Sempre que sabem de uma pessoa procurando um animal de estimação, fazem questão de levá-la à ONG", destaca a presidente.

Para cuidar dos animais, Dirma recebe ainda a ajuda de veterinários e doações de medicamentos, já que muitos dos animais chegam ao abrigo doentes ou feridos. "Preferimos as doações em dinheiro, porque assim podemos comprar remédios adequados e ração de uma marca só", explica a presidente. "Diferentes tipos de ração podem fazer mal ao organismo dos bichos".

A presidente da entidade ajuda os animais há 20 anos. Junto com suas filhas, Renata e Daniela Leite, ela alimentava cães de rua, mas percebeu que era preciso castrá-los e vaciná-los também. Assim, a AATAN foi criada em 2005. "Eu faço o que amo, quero ajudá-los. Às vezes, até paro o carro na rua para pegar um cachorro".

São gastos cerca de R$ 3 mil por mês só com ração. Os animais consomem em torno de 75 quilos de alimento por dia. Além de realizar eventos, o abrigo vende camisetas e adesivos. Para comprar estes produtos ou adotar um animalzinho, basta entrar em contato com 
Dirma, pelo telefone (15) 9795-2371. Doações em dinheiro podem ser depositadas na conta 34353-6, agência 0191-0, Banco do Brasil.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário