domingo, 16 de outubro de 2011

Tutores usam ofurô e acupuntura para melhorar saúde dos bichos em MS



Cão passa por sessão de acupuntura em Campo Grande (Foto: Ricardo Campos Jr. / G1 MS)
Cão aproveita sessão de ofurô (Foto: Rosana Antunes Estrada)
Preocupados com o bem estar de seus mascotes, donos de animais de estimação têm investido em técnicas e terapias que vão além daquelas oferecidas nos pet shops, que focam a estética, e se preocupam também com o bem estar. Em Campo Grande, pessoas desembolsam cerca de R$ 50 para que cães e gatos aproveitem um banho de ofurô ou façam uma sessão de acupuntura.
A estudante Paloma Ujacow Martins, 27 anos, é dona da chihuahua Lonely e afirma ter encontrado na acupuntura a solução para dores que a cadela sentia, evitando a necessidade de cirurgias ou uso de medicamentos.
“Percorri vários veterinários da cidade. A veterinária identificou que era um problema na coluna. A opção era operar ou tomar um remédio fortíssimo pelo resto da vida. Aí a opção era a acupuntura. Logo nas primeiras sessões a dor passou”, conta.
Segundo ela, o animal de estimação frequentou sessões semanais durante quase um ano, de setembro de 2010 a julho de 2011. A estudante conta que parou com as sessões para observar como a cadela se comportaria e se as dores voltariam. Como isso não aconteceu, ela pretende voltar à clínica e ir além do tratamento com agulhas.
“Agora eu quero levar ela para o ofurô. É muito legal. Já vi fotos e já vi uma cadelinha fazendo”, conta Paloma.
Estética e tratamento
A veterinária Helen Cristina de Jesus Calvino, 30 anos, é professora universitária e trabalha em uma clínica na cidade que oferece esse tipo de tratamento aos clientes. Segundo ela, as técnicas não são novas e têm fins terapêuticos, indicadas para animais que tenham sofrido algum tipo de trauma ou que tenham problemas em função da idade, como dores na coluna e dificuldade de locomoção.
O ideal, de acordo com a veterinária, é que, dependendo do problema, as terapias complementares sejam casadas à reabilitações fisioterápicas.
“Hoje é comum animais com problemas na coluna. A idade vem chegando e existem algumas raças que são pré dispostas a essas doenças”, explica a veterinária. “Com os tratamentos, dá-se muita qualidade de vida, evitando que o animal tome muito anti inflamatório”.
Não existe um número específico de sessões as quais os bichos têm que ser submetidos. É essencial que, pelo menos nas primeiras sessões, os proprietários estejam presentes até que o bicho se acostume e fique menos agressivo.
A partir de então, a acupuntura e o ofurô canino servem também para acalmar os mascotes, tornando-os mais tranquilos.
Rotina
A médica veterinária especialista em acupuntura animal, Rosana Antunes Estrada, 47 anos, explica que o tratamento deve ir além da clínica. “A gente passa para os donos, exercícios que são feitos em casa para estimular e ajudar o animal. Se o dono se dedicar fora da terapia, a recuperação é muito menor”, explica.
O preço de R$ 50 é considerado caro pela maioria dos clientes, mas de acordo com Rosana, o tratamento tem tido muita procura por pessoas das classes C e D. “A procura está grande e tem aumentado muito, cerca de uns 40%”, afirma a médica.
Segundo ela, todos os clientes têm em comum o fato de estarem preocupados com a saúde de seus bichos e estão em busca de bem estar.
Fonte: G1
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário