sábado, 1 de outubro de 2011

O que fazer para evitar as mordidinhas dos filhotes?




filhote mordidinhas 679x1024 Espaço do Filhote: o que fazer para evitar as mordidinhas?
Uma problema muito comum, em se tratando de filhotes, são famosas mordidinhas...
A mastigação é um comportamento natural dos cães, muito difícil os filhotes morderem com a intenção de machucar. Eles estão conhecendo o mundo através da boca. Esta é uma forma de eles interagirem com o dono. Nesta fase, um filhote também pode mastigar objetos para aliviar o desconforto da dentição que está nascendo. Eles passam pelo mesmo processo quando estão trocando de dentição por volta dos 3 aos 6 messes de vida (a queda dos dentes de leite). Nesta época, o filhote começa a sentir dor e coceira na gengiva por causa dos dentes que estão crescendo, é normal querer morder alguma coisa para aliviar este desconforto.
E, por mais que uma bronca seja bem dada, o cão dificilmente irá respeitá-lo se não tiver maneiras de substituir ou redirecionar essas mordidas.
Por isso, é recomendado oferecer brinquedos diferentes para o cachorro. Os melhores são os borracha e os de náilon duro. Além disso, existem brinquedos que podem tornar mais atrativos ao colocar pastas aromáticas ou também colocar petiscos dentro, deixando o peludo entretido por horas.
Procure espalhar os brinquedos em todos cômodos da casa que o cão pode frequentar, pois a coceira, não tem horas para aparecer.
Uma ótima dica é você incentivar o brincar com os brinquedos dele. Dê atenção a ele enquanto ele interage com os brinquedos e mostre que você ficou feliz quando o filhote estiver mastigando o ossinho dele. Neste momento fale com ele, diga o nome dele, corra atrás dele. É importante que ele associe que é legal brincar com esses objetos, e não com outros coisas, como pés de cadeiras, móveis a mãos e pés das pessoas.
E lembre-se: o filhote sente a necessidade de morder não só devido à dentição, mas também para chamar atenção! Quando ele estiver mordendo algo indevido, não dê atenção ao animal e aplique uma bronca despersonalizada (ou seja, sem ele ver quem está dando a bronca). Boas opções são fazer algum barulho, como chacoalhar uma lata com moedas e usar nos móveis um spray amargo, especialmente desenvolvido para pets, que pode ser encontrado em pet shops.
Uma dica bem bacana é colocar o brinquedo no congelador antes de dar para o cão. O geladinho dá uma boa aliviada no desconforto da gengiva. Nos dias de calor você pode dar pedras de gelo para o cachorro, além de aliviar a coceira, também se refrescar.
Não perca o Espaço do Filhote da próxima semana com mais dicas bacanas! Até lá!
---
Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte: R7
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário