sábado, 1 de outubro de 2011

As primeiras noites de um filhote em sua casa: o que fazer?




filhoteprimeiranoite Espaço do Filhote: as primeiras noites em casa
Por que os filhotes choram nas primeiras noites quando chegam em casa? A resposta é muito simples: os cachorrinhos têm esse comportamento para chamar atenção da mãe em momentos de estresse causado por motivos como a solidão, fome ou frio. A mãe, por sua vez, procura acalmá-lo no exato momento em que choram. Vamos pensar juntos: é um momento bem difícil, né? Afinal, o novo proprietário, ao levar o cachorro para casa, o separou da mãe e dos irmãos, e levou para um ambiente completamente diferente, com outros cheiros e barulhos estranhos.
É preciso passar confiança e tranquilidade ao cãozinho no ambiente em que ele ficará sozinho. Para isso, procure trazer do local onde ele vivia panos com cheiro da mãe e dos irmãos, e deixe-os onde seu cão vai passar a noite. Deixar um rádio ligado também colabora para que ele não sinta sozinho, ou algo que faça barulho, como um relógio com o som ‘’tic-tac’’ para distraí-lo. Dê a ele uma caminha bem gostosa e brinque bastante com o filhote antes de ele ir dormir.
A intenção é não deixar que o filhote se sinta completamente abandonado neste período de mudança. Temos que evitar situações demasiadamente estressantes. Neste caso, durante os primeiros dias, é aconselhável que o cãozinho durma mais próximo do dono. Deixe-o dormir junto de você até que ele adquira confiança e se familiarize com a casa nova.
Se você quer determinar um local específico para ele dormir, durante o dia leve-o ao lugar escolhido, brinque bastante e interaja com ele ali, para que ele associe este lugar a coisas bacanas.
Depois, inicie o treino de forma gradual: deixe o animal no local por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Repita algumas vezes, aumentando o tempo ausência. Assim, ele aprenderá que você vai voltar, o que deixará muito mais calmo e tranquilo.
Importante: se o cão chorar, não vá até ele! Se o dono for ver o cachorro, toda vez que ele chorar, ele vai entender que, toda vez que reclamar, ganhará atenção e usará sempre essa tática. Para que isso não aconteça, procure recompensar seu cão quando ele estiver quietinho. E não dê broncas quando ele estiver chorando! A punição não ensina o cachorro ficar quieto, e pode criar problemas de comportamento e até afetar o seu bom relacionamento com seu animal de estimação.
Não perca o Espaço do Filhote da próxima semana com mais dicas bacanas! Até lá!
---
Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte: R7
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário