Blog do Johnnyon
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Local adequado para banho oferece bem-estar aos animais
Janyne Godoy
Alguns cuidados são necessários antes de agendar um horário, a fim de prevenir e oferecer saúde e bem-estar a eles.
Segundo o Decreto-Lei nº 40.400, de 24 de outubro de 1995, os estabelecimentos veterinários somente poderão funcionar no território do Estado de São Paulo mediante licença de funcionamento e alvará expedido pela autoridade sanitária competente, bem como manter um profissional veterinário responsável.
Segundo o veterinário Heraldo Habermann, um dos cuidados que o proprietário do animal deve tomar é checar o alvará de funcionamento do estabelecimento. "Todos os locais precisam ter o documento emitido pelos órgãos credenciados", explica.
"O ideal é levar em um local de confiança, com indicação, e procurar saber como o banho é dado", fala.
O veterinário faz um alerta: "Como os preços de banho e tosa geralmente seguem um padrão, é preciso desconfiar no caso de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado", afirma.
É preciso também checar se a gaiola em que o cachorro vai ficar não está enferrujada ou com pedaços que possam machucar o animal.
"É importante que tenha um veterinário no local, pois às vezes o animal fica estressado e precisa de algum tipo de medicamento ou sedativo, e só o veterinário está autorizado a ministrá-los", explica Heraldo.
O veterinário ainda fala que, mesmo em casa, são necessários alguns cuidados. "Muitas pessoas costumam dar banho nos cães com produtos destinados a humanos, e isso pode trazer seborreia ao animal, já que têm características diferentes e específicas para pessoas.
Dicas na hora do banho
Escolha um local ventilado, limpo e seguro (para evitar quedas e fugas inesperadas) para banhar seu cachorro.
Escove seu cachorro antes de molhá-lo; assim, você retira pelos mortos, nós e sujeiras da pelagem.
Tenha cuidado para não deixar cair água dentro dos ouvidos de seu cachorro, o que pode facilitar o aparecimento das otites. Para evitar isso, você pode colocar um chumaço de algodão em cada ouvido, mas não se esqueça de retirá-los no final do banho.
Para evitar desconforto térmico ao cachorro, utilize água com temperatura agradável para banhá-lo.
Molhe-o por completo com calma, evitando assustá-lo.
Use produtos veterinários de boa qualidade. Existem xampus, condicionadores e sabonetes específicos para cachorros. Consulte seu veterinário e verifique qual produto se adapta às necessidades de seu animal.
Cuidado para não deixar cair espuma nos olhos e, caso isso ocorra, lave com bastante água.
Se seu cachorro tem pelo de médio a longo, não esfregue o xampu de maneira desordenada. Faça movimentos no sentido do pelo para evitar a formação de nós.
Ao usar condicionador, passe-o por todo o comprimento do pelo, mesmo que seja longo, encaracolado ou cacheado. Após alguns minutos, retire o excesso com bastante água.
Retire o excesso de água com as mãos e depois seque-o com uma toalha.
Se preferir, use um secador (não muito quente) para secar toda a extensão do pelo, evitando a umidade, pois ela causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas de pele.
Fonte: Jornal Cidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário