segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Confira quanto você vai gastar para manter seu melhor amigo





FINANÇAS PESSOAIS
MARCIA DESSEN - marcia.dessen@bmibrasil.com.br



Mamãe sempre gostou muito de animais e recordo particularmente de dois cachorros que tivemos, na minha juventude.
O Dick era um vira-lata com pinta de malandro e adorava dar suas voltinhas pelos arredores do bairro.
Invariavelmente, voltava com o pescoço sujo e fedido porque tinha se esfregado em alguma poça malcheirosa que ele encontrava pelo caminho.
Eu e meus irmãos banhávamos o Dick no quintal, com água e sabão, e ficávamos molhados quando ele se chacoalhava todo para se livrar do excesso da água fria acumulada nos pelos longos.
Adivinhem o que ele fazia em seguida: saía para se esfregar de novo em alguma sujeira e voltava para casa, sempre de cabeça erguida, exibindo seu cheirinho familiar.
Minha lembrança da Amarela, uma tranquila cadela vira-lata, é do dia em que ela deu à luz uma ninhada de quatro filhotes em um cantinho do jardim da nossa casa.
Lambeu cada um deles delicada e amorosamente e depois limpou o espaço ao redor para amamentar e aconchegar os filhotes recém-chegados.
Recordo também de que não gostava de ficar na cozinha quando mamãe preparava a comida dos cachorros. Bofe (pulmão bovino) cozido, engrossado com fubá era servido ainda quentinho e os cachorros lambiam os pratos -não sobrava nada.
Hoje, os cães se alimentam de rações industrializadas que reúnem todos os nutrientes necessários para os animais.
É forte o vínculo afetivo que se forma entre a família e o animal de estimação. É inegável o aprendizado, pois aprendemos a lidar com sentimentos de amor, de alegria, de preocupação, de perda e de dor, entre outros.
Pode ser muito gratificante a experiência de ter um animal de estimação, mas é preciso pensar muito bem antes de tomar essa decisão.


CUSTO
Dá trabalho, muito trabalho, e não é barato. Seu orçamento familiar também precisa se preparar para essa novidade.
As despesas começam com a compra do animal -exceto se você adotar um bichinho em abrigos especializados.
E, mensalmente, seu orçamento terá de custear as despesas para manutenção do mais novo membro da família.
Marina, minha sobrinha veterinária, contribuiu com as informações da tabela que indica a previsão do orçamento médio necessário para manter um cão filhote, de pequeno porte.
Cerca de R$ 235 por mês é a estimativa de despesas com um animal de estimação.


CUSTO MAIOR
No caso de animais adultos serão menores as despesas com vacinas, por exemplo, porém maiores as despesas com consultas e com tratamentos em clínicas veterinárias.
As despesas aumentam se você precisar de um lugar para deixar seu animal de estimação durante o período de férias ou viagens. Ou, ainda, se se encantar com o variado cardápio de serviços oferecidos pelas lojas de animais: adestramento, piscina, ofurô, esportes, táxi, "day care", além do básico banho, tosa e veterinária.
Embora relevante, talvez o aspecto financeiro não seja o mais importante na tomada de decisão de ter um animal de estimação como companheiro.
Se você tem espaço e seu orçamento está folgado para custear um ou mais bichos queridos, leve a sério a reflexão sobre as variáveis envolvidas. Algumas delas: É a vontade de todos que moram na casa? Tenho espaço suficiente e adequado? Tenho tempo para dedicar atenção diária ao animal? Vou conviver com ele durante anos e cuidar dele quando estiver idoso, doente e apresentar mudança de comportamento?
Estudo realizado pela Universidade Loyola de Chicago aponta benefícios na presença de animais em hospitais: pacientes internados que acariciam um cachorro podem reduzir pela metade a ingestão de analgésicos.
A terapia com animais proporciona sensação de bem-estar físico e mental e tem sido adotada para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais.
O principal benefício do relacionamento de crianças com animais de estimação, segundo as famílias, pediatras e estudiosos, é o companheirismo, pois o animal provoca diversos estímulos na criança.
Inúmeros casos e histórias demonstram que a relação custo-benefício é muito positiva e que o enorme valor agregado parece justificar plenamente a despesa envolvida.
Alguns animais levam uma "vida de cão", como diz o antigo ditado que sugere uma relação de sofrimento e de abandono. Outros, são o melhor amigo do homem. Tomara que esse seja o seu caso.

MARCIA DESSEN, certified financial planner, é sócia e diretora-executiva do BMI Brazilian Management Institute, professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.


Fonte: Folha de S. Paulo
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário