As fotos de gatinhos fofos e engraçados que se espalham pela internet como um vírus não são apenas fotos. Ao menos para a pesquisadora Kate Miltner, 29, elas têm um significado muito maior. “As pessoas usam as fotos engraçadas dos gatos para expressar emoções e se conectar com outras pessoas”, diz.
Miltner fez um curso de mestrado estudando os “LOLCats” na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido. Os LOLCats são as categorias de fotos de gatinhos associadas a um pequeno texto com a intenção de tornar a montagem engraçada. “Para um monte de fotos de gatos, existe muita coisa acontecendo nessa área”, conta.
A pesquisadora diz que montou um grupo de estudos para saber a reação das pessoas às fotos engraçadas de gatos. “Muitas pessoas disseram que enviam os LOLCats para seus amigos e familiares ao invés de usar texto para expressar seus sentimentos”, conta.
Entre os exemplos do uso dos gatinhos para expressar sentimentos, ela fala do caso de um pedido de casamento que foi feito por meio das combinações de fotos. O namorado, sabendo do gosto de sua futura mulher pelos gatinhos engraçados, montou uma imagem mostrando um gato, perguntando se ela se casaria com ele. A resposta foi sim.
“Se você pensar sobre isso, usar os LOLCats para pedir sua namorada em casamento não é mais estranho do que fazer isso em uma partida de futebol, se ela gosta do esporte”, diz a pesquisadora. “Pessoalmente, eu acho que se você analisar os elementos culturais que amamos até seus fundamentos, eles parecem estranhos. Futebol, por exemplo, é o ato de jogar uma bola na rede”, defende.
Outra conclusão a qual chegou em seu estudo é de que as fotos dos gatos permitem que nós possamos rir de nós mesmos. “Nós atribuímos os nossos pontos fracos aos gatos nas fotos e, pelo fato de serem gatos fazendo aquilo e não humanos, conseguimos rir com maior facilidade.”
Em sua tese, Miltner defende que os LOLCats são um gênero de mídia –assim como um poema ou uma tirinha de histórias em quadrinhos. “Como qualquer outro gênero, as pessoas usam o formato do LOLCats para explorar a condição humana”, explica. “E isso é a razão pela qual, em grande parte, os LOLCats continuam relevantes após anos.”
Ela assume que as fotos engraçadas não parecem ter muito em comum com as mídias tradicionais. “Mas as pessoas se envolvem com os LOLCats pelas mesmas razões pelas quais elas assistem à uma série de TV ou lêem um livro. Elas fazem isso, por exemplo, para rir ou quando estão entediadas”, completa.
Miltner lembra que teve vontade de começar a estudar os LOLCats por causa de sua fascinação pela cultura da internet. “Decidi escolher os LOLCats por eles serem um dos primeiros memes que se tornaram mainstream. Eu queria saber o que havia ali que tornava aquilo tão popular”, conta.
A pesquisadora, que trabalha com estretégias em midias digitais, conta que começou a se interessar pela internet aos 12 e, aos 14, pediu que a mãe lhe desse uma assinatura da AOL. “Pra ser honesta, eu não estudei os LOLCats para ajudar no meu emprego. Eu fiz isso porque queria fazer alguma contribuição para os estudos de mídia.”
O interesse dos usuários de internet pelas fotos com gatinhos começou a crescer em 2006, segundo levantamento do Google Insights for Search. As fotos contribuíram para a criação da rede de sites de humor Cheezburger Network, que hoje tem mais de 16,5 milhões de usuários mensais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário