domingo, 24 de julho de 2011

Blog "Consciência Pet" ensina como cuidar dos animais de estimação




                 A estudante de veterinária Nathália Ferraz Silva é uma das autoras do blog que dá dicas importantes sobre os pets


A iniciativa de seis alunas do 8º semestre do curso deMedicina Veterinária da Universidade Norte do Paraná,Unopar, ajuda donos de cães e gatos a criarem seus animais de estimação. Além dos cuidados básicos, o blog Consciência Pet (http://conscienciapet.blogspot.com) dá dicas de como limpar as orelhas dos cães, maneiras de tratar a diabetes em pets, métodos para evitar obesidade canina, vídeos educativos e textos ressaltando a importância de castrar os animais para evitar doenças e superpopulação. 


Além dos textos informativos, toda segunda-feira as estudantes cedem um espaço no blog para a ONG SOS Vida Animal divulgar a foto e a descrição de um animal que precisa ser adotado. “A ideia surgiu durante uma aula de Sociologia e Extensão Rural. O professor queria que levassemos informação para uma comunidade maior.”, conta Vanessa Ribeiro de França, uma das colaboradoras da publicação. As alunas Geovana Balarin, Leila Isono, Marcela Daher, Rubiane Caroline e Nathália Ferraz completam a equipe do Blog Consciência Pet. 


No blog, temas como defesa e saúde animal, alimentação adequada, maus tratos e legislação ganham espaço em uma linguagem clara e acessível. “A principal característica do blog são as matérias de serviço”, destaca Nathália. 


Uma das principais funções do site, segundo as alunas, é conscientizar as pessoas. “Nós começamos informando sobre a castração. Essa é uma grande preocupação por conta da superpopulação de cães e gatos, que leva ao abandono e aos maus tratos”, aponta Nathália Ferraz e Silva. O Consciência PET também tem espaço para denúncias sobre maus tratos e cobranças. “O poder público precisa atuar nessa área, precisa fiscalizar. É horrível ver a situação dos animaisabandonados nas ruas e as pessoas não têm nem onde denunciar. Esse problema é urgente e precisa de atenção”, afirma a estudante. 
Não é brinquedo
As estudantes são bastante realistas na hora de dar conselhos sobre adoção. “Consultas e remédios custam caro. Quem não tem estrutura para ter um animal não deve ter. Bicho não é objeto, eles dependem da gente 100%, custam caro e vivem de 10 a 15 anos. É preciso pensar nisso antes de levar um animal para casa”, diz Nathália.
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário