quinta-feira, 23 de junho de 2011

Walmart é suspeito de capturar e matar gatos no interior de SP



A polícia de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) abriu inquérito para investigar denúncias de que a unidade local do hipermercado Walmart estaria capturando e matando gatos. Os animais, de acordo com as denúncias, estariam sendo atraídos para armadilhas com iscas de peixe armadas no depósito de alimentos do supermercado e, uma vez capturados, esmagados numa prensa de papelão. O objetivo da medida seria evitar a presença dos bichos no depósito.

A polícia recebeu duas versões sobre as mortes. A primeira é de que os felinos estariam sendo esmagados ainda vivos. Já a segunda versão diz que os gatos estariam sendo prensados depois de serem envenenados. Investigadores estiveram no hipermercado e encontraram uma “gatoeira”, uma armadilha para pegar gatos parecida com uma gaiola, mas não acharam indícios de que haveria a matança.

Outro lado
O hipermercado nega as suspeitas. “O Walmart esclarece que repudia veementemente qualquer ato de desrespeito e de maus-tratos aos animais e que, para conter o avanço de gatos em seu depósito, tem atraído os animais com alimentos saudáveis para captura e, posteriormente, eles seguem para doação”, informa nota enviada ao UOL Notícias pela assessoria de imprensa da empresa.
A Delegacia de Proteção aos Animais instaurou inquérito para ouvir representantes do Walmart, em data ainda não definida. Para a polícia, funcionários do hipermercado em Ribeirão afirmaram que os gatos apreendidos são doados para uma instituição protetora de animais. Mas, ao se dirigirem ao endereço fornecido, investigadores constataram que a empresa que ali funciona não tem relação com essa atividade.

A suspeitas contra o Walmart fazem parte de mais um caso relacionado à matança de gatos em Ribeirão Preto. No início de maio, foram encontrados 39 gatos mortos por envenenamento. Os bichos foram mortos no Morro do São Bento, um reserva florestal, no centro da cidade, que abriga o zoológico e prédios públicos. Entidades de defesa dos animais chegaram a realizar um protesto contra a matança. A polícia anunciou que tinha um suspeito do crime, mas ele não foi reconhecido por testemunhas.

São José do Rio Preto
Em São José do Rio Preto, no último sábado (18), pelo menos 70 pessoas participaram de uma caminhada de protesto, com cartazes e apitos, contra o assassinato de 40 gatos. O caso está sob investigação policial. Os manifestantes recolheram assinaturas para pedir mais proteção aos gatos que vivem numa área de lazer da cidade, conhecida como Represa. O prefeito local, Valdomiro Lopes (PSB), prometeu aos manifestantes reforçar a segurança do parque com guardas municipais.

Dos 120 animais que viviam no lugar, foram encontrados somente 52 em levantamento feito no dia 10, segundo Adalberto Amaral, 44, presidente da Ajudaa (Associação Jurídica de Defesa Ambiental e Animal). Ele acredita que os bichos tenham sido envenenados e, depois, recolhidos e descartados em outras regiões. Alguns, porém, foram encontrados mortos no parque, aparentemente também envenenados.

A Represa de Rio Preto é ponto de abandono de gatos, que acabam ganhando cuidados de voluntários. Os animais são alimentados, recebem cuidados veterinários e, os filhotes, encaminhados para adoção.



Fonte: UOL
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário