quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vulcão chileno causa a morte de 500 mil ovelhas na Argentina





Cerca de 500 mil ovelhas morreram por causa das cinzas do vulcão Puyehue na Província de Chubut, no sul da Argentina, confirmaram autoridades locais nesta quarta-feira (22).
Além disso, aproximadamente 50 mil dos 600 mil animais que sobreviveram à erupção correm “risco de morrer”, disse em entrevista às rádios locais o chefe do gabinete do governo de Chubut, Pablo Korn.
Korn lamentou que a província ainda não tenha recebido a ajuda prometida pelas autoridades argentinas. Segundo ele, apenas 50 mil máscaras de proteção foram enviadas para a população. De acordo com o presidente da Federação de Sociedades Rurais de Chubut, Ernesto Siguero, os pequenos produtores receberam “somente uma forragem para seus animais”.
Animais morrem de fome e de sede
O acúmulo de cinzas vulcânicas nas águas e nos pastos da região faz com que os animais morram de fome e sede.
Segundo o secretário de Emergência e Desastre Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, Haroldo Lebed, em Río Negro as cinzas ameaçam um rebanho de até 600 mil cabeças de ovelhas que são propriedade de 3.000 produtores da região.
- Há 300 mil cabeças de gado que estão em um grau importante de risco. Os animais comem pasto com cinzas, quebram os dentes e se intoxicam.
Região foi declarada “zona de desastre”
A nuvem de cinzas lançadas pelo vulcão chileno, que entrou em atividade no início de junho, obrigou as autoridades a declararem “zona de desastre” nas Províncias de Chubut, Río Negro, Neuquén, na Patagônia argentina.
De acordo com o secretário, a situação mais grave é em Engenheiro Jacobacci, em Río Negro, “que ficou coberta por areia vulcânica” - mais grossa e pesada do que as cinzas.
Na segunda-feira (13) passada, milhares de habitantes de Bariloche, o maior centro de turismo invernal da Argentina, saíram às ruas para retirar grossas camadas de cinzas lançadas pelo complexo vulcânico chileno.
Fontes do Serviço Meteorológico da Argentina informaram nesta quarta-feira que o Puyehue começou a expulsar lava enquanto as nuvens de cinzas voltaram a ser impulsionadas pelo vento em direção ao país.
Os voos comerciais entre Buenos Aires e algumas cidades do sul do país, suspensos no início de mês, começaram a ser retomados nesta quarta-feira e devem ser restabelecidas nesta quinta-feira (23).


Fonte: R7
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário