terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tutores viajam e abandonam cães nas ruas de Itapetininga, SP





Um problema recorrente no mês de janeiro é o abandono de animais já que nessa época muitas pessoas costumam viajar e como não têm o que fazer com os bichos, simplesmente, deixam nas ruas.
Em Itapetininga, interior de São Paulo, eles estão por toda a parte. São cães magros, machucados e filhotes soltos, aparentemente abandonados.
A superlotação da ONG Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) é reflexo dessa atitude. A maioria dos animais que chega é trazida por pessoas que dizem não ter mais condições de mantê-los em casa.
“Atendemos hoje cerca 180 animais entre cães e gatos, o dobro da nossa capacidade. Em janeiro, a procura pelo abrigo é ainda maior”, conta coordenadora da Uipa, Graziela Gomes Leonel Rodrigues.
Raoni Cabal é veterinário de uma clínica que cuida de animais enquanto os donos viajam. “É comum as pessoas deixarem de cuidar dos bichos devido ao custo alto. Aqui a diária para cães varia de R$ 20 a R$ 70, dependendo do tamanho. Só que abandonados nas ruas e eles são um risco para a população”, opina.
Quem gosta de animais sabe que é preciso se dedicar. “Tenho tem oito cachorros e dois gatos e todos foram encontrados na rua em situação precária. Nem por isso eu deixo de viajar. Quando eu saio de casa o lar deles é uma clinica veterinária, que pode dar a assistência necessária”, conta Escarlete Alice da Cunha, corretora de imóveis.
Fonte: G1 e Globo vídeos
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário