segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saldo da queima de fogos: em SC, cadela perde olho e audição. No PR: cachorro assassinado



Atualização 03/01/2012:


A pit bull Maia, atingida por um rojão no último sábado (31) durante as comemorações de réveillon em Florianópolis (SC), perdeu a visão do olho esquerdo e toda a audição, de acordo com a sua veterinária, Katia Shubac. O acidente aconteceu no bairro de Campeche, na casa da dona de Maia, após amigos do filho da faxineira Silviane Pivato, de 48 anos, terem soltado o artefato em um dos quartos da residência.
"Foi perto da meia-noite. Fui falar com o vizinho, as famílias estavam juntas, e só escutei o 'boom'. Eles ficaram assustados e acabaram jogando o 'foguete' fora, que atingiu o canil dela. Coitada, não tinha nada a ver com a história", explica Silviane. "São jovens, de 19 a 23 anos, que não têm muita noção", justifica.
A cachorra passa bem após cirurgia realizada nesta segunda-feira (2). "Foi realizada uma cirurgia conservativa para tentar manter o olho esquerdo. Se na sexta-feira ele não melhorar nós vamos ter de removê-lo", afirma a veterinária, que atendeu a pit bull na manhã de domingo (1º), em sua residência.
Maia está internada em uma clínica veterinária do bairro de Trindade, e deve receber alta no final de semana. "Ela já está brincando com a bolinha e tudo. Somos pobres, estão nos ajudando muito. A repercussão [do acidente] está brava, querem até apedrejar a casa do meu vizinho, que não tem culpa alguma. Quero mostrar os perigos de soltar um rojão, devia ter licença para comprar um", diz Silviane.
A ONG Amar, de Florianópolis, divulgou o acidente nas redes sociais e pediu doações para custear a internação e a cirurgia de Maia. O valor total foi arrecadado nesta segunda. "Foram R$ 450 arrecadados, agora estamos prestando contas para tudo ser transparente. Eu dou meu atendimento residencial de graça, já a castração da cadela eu paguei do bolso", diz a veterinária.
Fonte: G1

SC: cadela atingida por rojão perde olho e audição de um ouvido

Maya foi atingida por um foguete de 12 tiros momentos após a virada do ano
Uma cachorra da raça pitbull virou alvo de rojões na virada do ano em Florianópolis e perdeu o olho esquerdo e a audição do ouvido direito. O ato de crueldade ocorreu no Campeche, bairro da região sul da cidade, e virou motivo de inúmeros protestos pela internet.
De acordo com a proprietária do cão, Silviane Pivatti, os próprios vizinhos teriam jogado um rojão dentro do canil do animal. Ao ver o artefato, a cadela Maya, de dois anos, se aproximou para cheirar e acabou atingida por um foguete de 12 tiros momentos após a virada do ano.
"Ela colocou a pata no foguete e abaixou. Aí tudo explodiu no focinho dela", disse. "Os vizinhos disseram que foi um acidente, mas passei o Réveillon chorando com a minha cachorra ensanguentada".
Na tarde desta segunda-feira, Maya foi submetida a exames e cirurgia para retirada do olho esquerdo, que acabou queimado pelo explosivo. Dócil, o animal foi medicado com morfina desde a madrugada do primeiro dia do ano. Silviane, que cuida de Maya desde os 45 dias de idade, chegou a realizar um boletim de ocorrência contra os vizinhos.
"Passamos a madrugada chorando com a cachorra em meio a tanto sangue. Ela é tão dócil, não acredito que puderam fazer isso", afirmou. "Quero acreditar que se tratou de um acidente. Mas rojão e bebidas alcoólicas não combinam".
A veterinária Kátia Chubachi, que atendeu Maya, disse nunca ter visto caso semelhante em anos de atividade. "Isso foi de uma crueldade sem tamanho. O rojão é uma arma, que já chegou a ser proibido em países como a Itália", disse.
O caso ganhou repercussão pelas redes sociais desde as primeiras horas de 2012. Os supostos autores do disparo não foram localizados.
Fonte: www.jb.com.br

Cachorro se esconde de fogos de artifício e é morto a facadas no Paraná


Cão se refugiou em bueiro (Foto: Adonei Bonfim)
Um cachorro morreu após ser esfaqueado no último sábado (31), em Guarapuava (PR). Testemunhas contam que ele fugiu de uma residência no meio da tarde, assustado com os fogos de artifício que estouravam na região, e se escondeu na garagem da casa de um homem, que o atacou. De acordo com os relatos, o cachorro não tinha raça definida, era dócil e não reagiu.
Foram pelo menos oito facadas, segundo o funcionário do canil municipal, Aldonei Bonfim, que realizou o resgate do cão ainda com vida após receber ligações de moradores. Ele encontrou o animal em um bueiro a cerca de 100 metros da casa do suposto agressor. “Aonde cortou aparecia o pulmão do cachorro”, contou Bonfim ao G1. Ele afirmou que parte das pernas, a boca e focinho foram os locais mais atingidos.
O cachorro foi levado ao veterinário, anestesiado, mas não resistiu aos ferimentos. “Não aguentou, ele perdeu muito sangue”, disse Bonfim. Ele suspeita que o cachorro tivesse dono, pois estava com uma coleira e era bem tratado, mas ele não foi localizado.
Quando conversou com a reportagem, Bonfim estava na delegacia de polícia para verificar as providências legais que poderiam ser tomadas. Ele disse que a Sociedade Protetora dos Animais de Guarapuava irá acionar o suspeito na Justiça. “A gente quer fazer alguma coisa para punir. Se ele fez com um animal, pode fazer com um ser humano”, protestou.
G1 não localizou o suspeito para comentar o assunto. A denúncia do caso foi feita por uma leitora do G1.
Fonte: G1


Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário