terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Espanhóis levam seus animais às igrejas para a bênção de Santo Antão



Foto: Europa Press

Pedro Armestre
Cachorros, gatos, coelhos e até tartarugas desfilaram nesta terça-feira pelas igrejas espanholas, para ganhar a bênção de Santo Antão, o protetor dos animais.
Em Madri, seus donos esperam pacientemente a vez de suas mascotes receberem água benta, junto das barreiras azuis levantadas diante da igreja do santo.
"Através da mediação de Santo Antão, receba esta bênção", repetia o sacerdote, de batina branca e de pé, nas escadarias da igreja.
Segundo crença espalhada na Espanha, a bênção deverá assegurar longa vida aos animais.
Carlos Romero, um homem de 56 anos, conta que vem pela primeira vez para benzer sua tartaruga Paula, de cinco anos, depois da morte, há oito meses, de sua velha tartaruga Frodo.
"Estou aqui para que tenha saúde e bem-estar e me acompanhe por muitos anos mais", acrescentou Carlos Romero, que vestiu em sua mascote um pulôver amarelo e vermelho com um cravo vermelho pregado e com a insígnia "Campeões do Mundo", em referência à seleção espanhola de 2010.
Outros animais vestiam abrigos de cores vivas.
"É um dia especial para eles, devem estar enfeitados", destaca Matilde Carballo, 53 anos, que leva seu animalzinho envolto numa roupa rosa, com fitas junto ao pelo.
Assim que o animal é benzido, cada fiel recebe três pequenos pães, que deve guardar durante um ano para garantir boa saúde e a proteção do santo padroeiro. Os pãezinhos são fabricados de acordo com uma receita especial para que fiquem macios.
Ao longo do dia, serão celebradas várias missas na igreja de Santo Antão, para os proprietários fervorosos acompanhados de seus animais.
A festa, célebre em Madri e em outras regiões da Espanha, remonta ao século XIX.
Veja o vídeo

Fonte: Veja e europapress.es

Aqui no Brasil levamos os animais para a igreja no dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Lembra a matéria de 04/10/2011 com fotos que eu tirei na igreja de São Francisco, no centro de SP? Clique aqui e relembre. 
Blog do Johnnyon

Um comentário:

  1. BOA NOITE A TDS! TEM QUE TER AS BENÇÃO DOS ANIMAIS "SIM" SE POSSIVÉL MISSA DE FALECIMENTO ETC...È VIDA NÉ?

    ResponderExcluir