domingo, 15 de janeiro de 2012

Artista plástica constrói 12 canis em mansão para cuidar de cães vítimas da enchente no RJ



FotosDaniel Ramalho/UOLJanaina Garcia 
Do UOL, em Teresópolis (RJ)

Eles não entraram nas estatísticas da Defesa Civil do Estado nas chuvas e deslizamentos de janeiro de 2011 e muitos ainda vagam pelas ruas de cidades atingidas em situação de completo abandono. 
Em Teresópolis (RJ), contudo, parte dos animais de estimação de quem morreu ou perdeu a casa na tragédia encontrou um lar graças à ação de uma simpatizante da causa animal.
Artista plástica natural do Rio, Claudia Watkins, 49, se mudou para a cidade da região serrana há dez anos e, desde então, ela conta, começou a adotar cães vítimas de maus tratos. Com a tragédia que deixou quase 400 mortos em Teresópolis, “algumas dezenas” de abandonados foram recolhidos para a casa onde tinha na Granja Comari, área nobre.
Hoje, em uma casa maior onde mandou construir 12 canis em jardim vasto e meticulosamente cuidado, já são 44 animais --entre os quais, cinco gatos--, a maioria de “desabrigados” da enchente de um ano atrás.
“Onde eu morava antes, um vizinho chegou a jogar uma bomba caseira para evitar os latidos”, lembra Claudia, assustada. Nos canis, além de ração e água, os animais ainda são separados em número de no máximo cinco e esterilizados.
A artista plástica e o marido, o músico Robson Vagner de Paula Oliveira, 27, chamam os animais pelo nome, um a um --cada qual, batizado ao deixar as ruas. O caso mais emblemático, segundo o casal, é o de Noé, uma mistura de vira-lata com perdigueiro.
“Não entendemos como ele sobreviveu. Chegamos já na manhã do dia seguinte à chuva a uma casa atingida pela enchente e por deslizamentos. O dono dele morreu, e o animal estava amarrado e machucado --vizinhos nos disseram que ele vivia preso”, conta o músico.
Assim como o personagem da Bíblia que escapou do dilúvio, Noé, o cão, teve uma sorte melhor que a de outros que perambulam pelas ruas de bairros como a Cascata do Imbuí e a Posse. “Uma época nós tentamos doar outros cães que ficaram, mas era levar cinco para uma feira de adoção e voltar com dez --as pessoas acabavam deixando lá em sacolas”, diz a artista plástica.
Ela se queixa de omissão do poder público a um assunto que, no fim, acaba sendo também de saúde pública. “Havia aqui em Teresópolis um abrigo com cerca de 200 cães da enchente, hoje são uns 60. E quem cuida é um casal de idosos que mal tem como comprar a comida. Abraçar esse tipo de causa, quando se precisa do poder público no mínimo para castrar esses animais, é esmolar, é ser franciscano”, revolta-se.
Se a adoção parou? Ela garante que está bem com os 44 animais que já evitam, por si próprios, qualquer silêncio na casa. De qualquer forma, pelas contas do casal, com cinco animais em cada canil ainda são 16 vagas não preenchidas.

Fonte: UOL


Blog do Johnnyon

24 comentários:

  1. Parabéns... precisamos de mais pessoas com atitudes assim.... que Deus continue te abençoando..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, se pelos menos as pessoas não maltratassem já seria bom....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , peço que Deus abençõe muito vocês.

    ResponderExcluir
  4. Peço de verdade que Deus dê TUDO de bom a vcs SEMPRE , e como cidadã agradeço por fazerem o que o Poder Público não faz e nem sequer quer saber em fazer.

    ResponderExcluir
  5. pessoa maravilhosa, sei o que está passando, o poder público não está nem aí para prevenção, educação do povo para ter consciência e não deixar procriar, abandonar, ensinar posse responsável e incentivar e promover castrações .Nosso povo não tem educação porque o poder público nao está nem aí...nem pensa na prevenção das enchentes, prejuízo humano, vai pensar em educar o povo? Pode ter certeza que todos que souberem do seu trabalho irão te procurar para desovar ninhadas e adultos, não para adotar e querer te ajudar com $$ , ração ou medicamentos...melhor ficar no anonimato

    ResponderExcluir
  6. Parabéns. Vcs são iluminados e não irão se arrepender um so dia.

    ResponderExcluir
  7. e ainda existem pessoas que reclamam "com tantas crianças blá,blá,blá..." mas já imaginou como teria ficado Teresópolis e Friburgo sem a ajuda dos protetores que tiraram os animais que ficaram órfão das ruas? hoje estaria um caos total... Parabéns pela iniciativa!!! E que Deus sempre proteja os protetores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, colega! Esse povo geralmente só fala mas não faz nada nem por aqueles que eles dizem defender... Mas é sempre assim mesmo. Para falar basta apenas ter a "maldita língua"...

      Excluir
  8. TerezinhaArminda Pastre15 de janeiro de 2012 às 12:46

    Parabéns que Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus os de sempre mais! Pessoas como voces sao os verdadeiros cidadoes domundo!

    ResponderExcluir
  10. A vida dará maravilhosas recompensas a vocês.

    ResponderExcluir
  11. Do poder público nem vale a pena citar, só o lá de cima é que poderá dar lhes o que é merecido, quanto a vocês, somos parceiros nesta luta contra o abandono dos animais. Tb cuido de algumas dezenas de animais por conta propria e com todo o carinho. E que DEUS nos proteja par podermos continuar. Montdbeijos

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS. QUE DEUS OS ABENÇOE E MUITIPLIQUE SUAS POSSES PARA QUE VCS POSSAM CONTINUAR ATUANDO NESSA CAUSA NOBRE.

    ResponderExcluir
  13. pena que são tão poucos que seguem esse exemplo
    quanto ao poder publico, se nem cuidou das pessoas, como esperar que vejam a importancia da vida alem de suas carteiras

    ResponderExcluir
  14. Que DEUS ilumine seu caminho cada vez mais, só quem ama realmente os animais sabe o que vc está fazendo. Bjs no coração de todos.

    ResponderExcluir
  15. Que Deus retribua a alegria que estás proporcionando pra estes anjos de patas :)

    ResponderExcluir
  16. Deus abençôe sua famíia, e seus cães, nada vai faltar pra vçs

    ResponderExcluir
  17. voces merecem tudo de bom nesse mundo e nesse país do faz de conta, pq se depender do poder público......sem comentários...apenas ira.

    ResponderExcluir
  18. Que todas as portas da vida estejam sempre abertas para vocês.

    ResponderExcluir
  19. Emocionante! Atitude maravilhosa! Deus proteja!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, é consolador ver pessoas como vcs, que, tenho uma situaçaõ financeira melhor, não desviam o olhar diante do sofrimento de nossos amiguinhos. Que Deus os abençõe e multiplique o sucesso e os proventos devoces. obrigada por existirem Um beijo carinhoso ...marli

    ResponderExcluir
  21. Que todas as portas da vida estejam sempre abertas para vocês que Deus estaja sempre com vçs.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha ....amo essas criaturas mais que tudo e às pessoas que delas cuidam também.

    ResponderExcluir