terça-feira, 29 de novembro de 2011

De panda a leão paralítico: veja animais que geraram mobilizações



 Quando um zoo alemão anunciou que pretendia sacrificar um filhote de urso polar rejeitado pela mãe devido ao medo de que o animal ficasse muito agressivo, manifestações de todo o país e vários lugares do planeta salvaram o animal. Mas ele não foi um caso isolado. Nesta semana, o governo escocês se mobilizou simplesmente para conseguir o primeiro casal de pandas do país. Veja a seguir alguns dos casos mais incríveis de animais que levaram especialistas, governos e até a população.


 O leão Ariel, que era tetraplégico, causou uma mobilização na internet. O animal, que passava por tratamento em São Paulo, recebeu muitas doações que ajudaram a pagar seu tratamento (que teria custado cerca de R$ 18 mil). Apesar da mobilização, o animal morreu em julho em São Paulo. O animal sofria de uma rara doença degenerativa autoimune que provocava paralisia. Segundo a médica veterinária Livia Pereira Teixeira, a causa da morte do leão foi a progressão da doença degenerativa. O tratamento que o animal estava submetido não conseguiu frear a doença. O animal, que vivia com cuidados especiais em um canil na cidade de Maringá (PR), nasceu em 2008 e ganhou fama ao aparecer na TV, vivendo em um sítio de uma família local. 


 Na Nova Zelândia, um pinguim perdido que acabou comendo areia da praia (achando que era gelo). O resgate do animal mobilizou governo, especialistas e até cirurgiões. John Wyeth, chefe da gastroenterologia do hospital de Wellington e um dos mais renomados médicos do país, participou de uma das cirurgias que o pinguim passou.

 A história de Happy Feet teve um final mais feliz que a do leão. O animal foi recuperado e voltou ao mar. O pinguim imperador que apareceu "perdido" na Nova Zelândia em junho começou sua jornada de volta para casa em um navio de pesquisa no dia 29 de agosto. A jaula que leva Happy Feet foi projetada especialmente para ele. O animal havia se perdido em junho após sair 4 mil km de sua rota normal. 

A chegada de um casal de pandas em Edimburgo - o primeiro em 17 anos na Grã-Bretanha e o primeiro destinado à procriação na Escócia - causou comoção no Reino Unido. Sites dos principais jornais e redes de TV noticiam a espera pelo dia 4 de dezembro, quando Tian Tian Yang Guang desembarcam. 

 Ministro do Exterior britânico, Jeremy Browne, aparece ao lado de um panda durante visita à China. A TV BBC chegou a exibir uma matéria especial para mostrar como será o local onde o casal vai viver no zoo de Edimburgo. O país oriental decidiu enviar os animais após negociação - com direito a inspeção do zoo britânico. Até o primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, participou da negociação, que, segundo ele, faz parte de um acordo de troca cultural com a China.


 De acordo com o The Guardian, a empresa de entregas FedEx também vai aproveitar a popularidade dos animais. A companhia, que fará o transporte dos pandas, vai customizar um Boeing 777, chamado de "Panda Express" e que já faz entregas para a China. 

O urso Knut gerou mobilização na Alemanha após veterinários proporem o sacrifício do animal. O urso polar tinha sido rejeitado pela mãe e os especialistas temiam que ele ficasse muito agressivo. Knut, que nasceu em 2006, se transformou em uma celebridade internacional. Ele morreu em março de 2011 por causas naturais.

A notícia da morte foi dada por um funcionário do zoológico de Berlim, na Alemanha, onde Knut vivia. O zoológico informou que o urso polar morreu enquanto estava sozinho em seu complexo. 

Knut ficou famoso depois que sua mãe o rejeitou no nascimento. Urso era a principal atração do zoológico alemão
Baleia de 1,4 t é alçada por um guindaste para ser transportada até o aeroporto de Amsterdã, de onde segue para a Espanha.
Ativistas protestaram contra a decisão de levar a orca para a Espanha; eles queriam que o animal fosse devolvido ao mar.
A orca Morgan vai ficar em um zoológico de Tenerife, na Espanha. A mudança da orca Morgan foi polêmica e a decisão partiu dos tribunais. O animal foi localizado doente no mar do Wadden (norte da Holanda) em 2010 e desde então se recuperava no parque holandês. 


Fonte: Terra
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário