terça-feira, 4 de outubro de 2011

Santuário na Bahia abriga 1,5 mil animais abandonados





Hoje, 4 de outubro, é Dia de São de Francisco de Assis, o protetor dos animais. A data deu origem ao Dia Mundial dos Animais, também comemorado hoje, para nos lembrar de pensar, e proteger os bichos que compartilham o planeta Terra conosco. Hoje, na Câmara Municipal de Salvador, será realizada sessão especial promovida pelo vereador Paulo Câmara. No mesmo lugar, haverá também uma exposição de fotos de crimes ambientais.

Na Bahia, um exemplo de atenção e cuidados com eles acontece no Santuário do Melhor Amigo, um sítio localizado em Dias D´Ávila. No local, 1,5 mil bichos abandonados recebem atendimento veterinário, alimentação e muito carinho, tudo sob a supervisão da empresária Renilce Cavalcanti, 63, a dona do pedaço e uma apaixonada por animais.

“A lembrança mais remota que eu tenho é de quando eu subia em banquinhos, depois de esperar a família dormir, para roubar comida e alimentar cãezinhos e gatos de ruas”, conta Renilce Cavalcanti sobre o despertar da paixão pelos animais, ainda na infância, que resultou em inúmeras investidas na geladeira de casa para dar de comer a  gatos e cachorros.

“Quando vejo um animal atropelado, com bicheira, pelado, uma gatinha muito desnutrida, perco a cabeça, a razão”, diz Renilce, que há 12 anos tinha apenas um gato e hoje cuida de 230, todos tirados das ruas de Salvador.  

Já o número de cães que são bem tratados atualmente no Santuário do Melhor Amigo é de impressionar: São 1,2 mil cuidados por quatro veterinários e 27 funcionários. Muitos chegam ao canil feridos e doentes e logo recebem tratamento no centro de reabilitação local.

“A dor do animal me sensibiliza, sobretudo porque ele não tem identidade, nem como se defender”, declarou Renilce, que inicialmente enfrentou dificuldades orçamentárias para manter o projeto assistencial dos animais, mas que com  dinheiro que a família ganhou com mineração, pude investir na compra de um sítio para a criação do Santuário do Melhor Amigo, uma área de 8mil m2, com completa infraestrutura, inclusive laboratório, centro cirúrgico e de reabilitação de animais paraplégicos, com serviços de fisioterapia e acupuntura, além de salas de tosa e banho.      

O cão Adauto, ferido ao defender o dono de um assalto, teve a coluna lesionada ao pular na frente e receber uma bala nas costas. O proprietário sugeriu que ele fosse sacrificado, mas ouviu do veterinário Adauto que “herói não se mata, se trata”.

Depois de muita fisioterapia e até acupuntura, o cãozinho ainda emociona a médica veterinária Faye Alice Gravely, da equipe médica do Santuário do Melhor Amigo. “Depois de um ano ele conseguiu sentar e levantar. Depois de dois anos ele pôde ser colocado no carrinho porque a coluna ficou reta. Ele é esforçado, faz tudo que mandamos”, relatou.

Os animais do santuário não estão disponíveis para adoção, pois já foram adotados por Renilce Cavalcanti, sempre feliz com o dom que descobriu ter para cuidar com muito amor e carinho dos bichos.

“Cada um nasce com seu dom, que ao longo da vida se manifesta. Se cada um comprar a ideia do seu dom e colocar em prática, a vida será uma unidade na diversidade. Essa é a minha vida. Estou felicíssima”, diz a empresária, que em casa convive com 57 animais.  
Dicas

l Nas cidades: cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.
l Nas florestas: não retirar os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.

l Respeitar os animais não-domesticados: que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.
l Pesquisar: mais sobre os animais e suas necessidades
l usando a criatividade: e a imaginação

Fonte: www.tribunadabahia.com.br
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário