segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mortes e maus-tratos a cães são cada vez mais frequentes nos pet shops





Montados para cuidar geralmente de cães e realizando serviços como banho e tosa, diversos pet shops do Brasil, em vez realizarem os serviços requisitados, muitas vezes acabam não só machucando os animais, como causam a morte dos mesmos. E os acidentes e casos de maus-tratos nestes lugares são cada vez mais frequentes.
Em São Paulo, o cachorro vira-lata Giggio, por exemplo, morreu enforcado após ser levado para tomar banho em uma casa que funcionava como pet shop. Segundo o dono de Giggio, o acidente aconteceu após o tosador sair da sala e deixar o cachorro em cima da mesa pendurado por um fio. O local não tinha veterinário nem licença para funcionar. O proprietário do cachorro que agora processar a loja de animais.
Estima-se que, na capital paulista, o número de lojas de animais seja igual ao de padarias. Cada uma delas, no entanto, estaria funcionamento ilegalmente.

Foi também em São Paulo que o lhasa apso Arnold perdeu o rabo após um acidente com tosador. Para evitar complicações, toda a cauda do animal teve que ser arrancada. O bicho, no entanto, agora tem medo de tomar banho.

Já em Curitiba (PR), a cadela da raça yorkshire Mia foi a vítima. Após ser agredida por um tosador, Mia acabou sofrendo traumatismo craniano e morreu. Segundo o laudo das veterinárias do pet shop, além do traumatismo, a cachorra também sofreu paradas respiratórias e cardíacas. O tosador responsável pela morte de Mia disse que o acidente ocorreu após ele tentar se defender de um ataque do animal. Apesar disso, os donos de Mia denunciaram o caso a polícia e o tosador irá responder por maus-tratos de animais.

Assim como o caso de Mias, que foi registrado por câmeras de segurança do próprio pet shop, diversos outros casos de agressão a animais dentro das lojas já foram flagrados. Em São Paulo, uma funcionária de pet shop foi demitida após as imagens serem divulgadas na imprensa.

A falta de veterinários é o problema mais comuns nos pet shops, que devem ficar no local, para evitar acidentes. Diversas outras medidas devem ser tomadas, como as condições de higiene. A loja precisa ter boa iluminação, além de o piso ter que ser feito de material revestido, lavável e impermeável, tudo isso para evitar problemas. 
Fonte: R7
Blog do Johnnyon

Um comentário:

  1. São covardes! Eu fiquei desconfiada que os meus apanhavam pq qdo iam pro banho tentavam se esconder embaixo do banco do carro com pavor e isso ja acontecia com a 1 cadela minha. Ate cortes no saco do meu cão fizeram numa tosa que deixou sequelas por meses.Mudei de pet e isso acabou.Precisamos de leis ++ severas pra esse povo que maltrata animais.Me chamo Heliana Obrigada.

    ResponderExcluir