terça-feira, 4 de outubro de 2011

Animais tem cardápio especial devido ao calor no interior de SP




As altas temperaturas registradas em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) nas últimas semanas provocaram modificações no cardápio dos animais do bosque Fábio Barreto.
Segundo o chefe do zoológico, Alexandre Gouvea, alimentos calóricos como o coco seco e a abóbora cozida --utilizados no inverno para dar energia e, consequentemente, manter aquecidos os bichos-- foram substituídos por folhas, legumes e frutas como a melancia.
Ao menos uma vez por semana os animais recebem "picolés" feitos de frutas, de legumes e até de carne. "O objetivo é fazer um enriquecimento alimentar para que os animais não fiquem estressados", afirma Gouvea.
No caso dos répteis, que podem ter a temperatura variável de acordo com o ambiente, o habitat é que precisou ser modificado.
O aquecedor utilizado no inverno deu lugar ao ar-condicionado para que a temperatura local seja mantida entre 20°C e 27ºC.
Segundo o presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Luiz Pires, adequações alimentares e ambientais são essenciais para manter o bem-estar dos animais na transição entre as estações.
"O ideal é que as adaptações sejam individualizadas. Animais nativos da Amazônia ou da mata atlântica, por exemplo, não sofrem tanto com o calor", afirma o especialista.
Edson Silva/Folhapress
Macaco come frutas no bosque Fábio Barreto, interior de SP. No calor, bichos são alimentados com sorvetes
Macaco come frutas no bosque Fábio Barreto, interior de SP. No calor, bichos são alimentados com sorvetes

Fonte: Folha
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário