Blog do Johnnyon
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Filhote de onça é abandonado pela mãe e se perde em canavial no interior de São Paulo
Um filhote de onça-parda encontrado num canavial virou a principal atração do hospital veterinário de Ituverava (413 km de São Paulo). O animal, com 20 dias de vida, recebeu o nome de Cris e tem atraído, diariamente, a visita de moradores e telefonemas de pessoas e zoológicos interessados em adotá-lo.
Segundo a veterinária Valéria Fardin, 31, o filhote chegou ao hospital faz oito dias, pelas mãos de policiais ambientais que o encontraram na plantação de cana. “Ele estava um pouco desidratado, mas agora está em ótimas condições de saúde”, afirmou Valéria.
Cris é amamentado de duas em duas horas, tarefa que exige disponibilidade integral de veterinários. De acordo com Valéria, a oncinha pode ter sido abandonada pela mãe durante uma fuga ao perceber a movimentação de homens na colheita da cana.
“A mãe deve ter levado o outro filhote na boca e deixado o Cris para trás. A sorte dele é que a colheita de cana não utilizou fogo, por ser mecanizada”, afirmou. As queimadas de cana são as principais responsáveis pela internação de lobos-guarás, tamanduás, aves e outros bichos no hospital veterinário, que pertence à Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram).
Para dar uma destinação adequada a Cris, o hospital tem recebido orientação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), localizado em Atibaia (64 km de São Paulo). De acordo com Valéria, vai ser difícil Cris ser solto em um habitat natural. “Ele está se domesticando e dificilmente vai aprender a caçar. Provavelmente ele vá viver num zoológico.”
A iminente saída do filhote de onça-parda do hospital já deixa tristes os veterinários que cuidam do animal. “A gente pega amor, é muito gostoso cuidar dele. Mas queremos que ele tenha mais qualidade de vida”, afirmou Valéria.
Peter Crawshaw, 59, analista ambiental do Cenap, afirma que tem sido cada vez mais frequente encontrar onças-pardas em canaviais ou mesmo áreas urbanas no interior de São Paulo. “Os ambientes naturais desses animais estão cada vez menores. O problema da cana é que, na época da colheita, as onças acabam mortas por queimadas ou máquinas.”
Fonte: UOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário