sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como ensinar o cachorrinho a fazer as necessidades no local correto?




filhote xixi 1024x685 Espaço do Filhote: como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto?
Logo que o filhote chegou em casa, tudo para ele é novo. Ele não conhece o lugar, os cheiros são diferentes e todas as pessoas ainda são estranhas. Por isso, no começo é normal que ele fique quieto e depois ele vai “relaxando”. E, de repente, um xixi escapa... Ele está lá, fazendo xixi bem em cima do tapete da sala... Muita gente pensa em esfregar o focinho do cachorro no xixi e dar uma bronca. Esqueça isso não funciona... E, pior, poderá causar outros problemas... Os cães não aprendem dessa forma. Além disso, você pode estar dando para ele, o que ele quer: a sua atenção.
Existem várias dicas para ensinarmos o filhote a fazer xixi no lugar certo. A principal é que temos que escolher o lugar certo para que ele possa fazer suas necessidades. O “banheirinho” do cachorro deve ser um local de fácil acesso, mas longe dos potinhos de comida e água, e do local onde o cão dorme e brinca. Forre a área apropriada, com bastante jornal, e com o tempo vá reduzindo a área. Outra opção é o uso de tapetes higiênicos, que podem ser encontrados com facilidade no mercado pet. Eles absorvem melhor o xixi que o jornal, e têm um cheirinho que estimulam os cães a fazer as necessidades ali.
O treino começa cedo, logo que o filhote chegar em casa. Não é difícil, mas requer calma e paciência. Para isso, é preciso criar uma rotina, levar o cão várias vezes ao local apropriado: assim que ele acordar, depois de comer, antes de dormir. Temos que estimular que cão use o seu banheirinho.
Também podemos perceber quando o cachorrinho mostra algum sinal de que quer se aliviar: ele começa a cheirar o chão, rodopiar e ate abrir a pata lentamente. Nesta hora, pegue-o no colo e leve rapidamente até o local correto, para que ele fique no banheiro dele. Permaneça por perto e, assim que ele fizer o xixi, não esqueça de recompensá-lo. Só não podemos mostrar o petisco antes dele fazer xixi, pois ele pode se desconcentrar.
Logo que ele terminar dê a ele um petisco e mostre que você ficou feliz, afinal, ele acertou o local. Neste exato momento, ele estará recebendo sua atenção, ele ficará feliz. Com o tempo, ele vai associar o alivio no lugar determinado a um petisco e atenção. Repita esse procedimento várias vezes.
Se o cãozinho errar o local, não dê bronca! Ele ainda está aprendendo, por isso não dê atenção ao erro. Também não limpe o xixi na frente dele. Leve o filhote para uma outra área, e só então limpe o xixi. Para esse procedimento, você usar um produto especial, neutralizador de odores – encontrado em pet shops – para eliminar o cheiro de urina.
Não perca o Espaço do Filhote da próxima semana com mais dicas bacanas! Até lá!
---
Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte: R7
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário