quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cinco condenados por tráfico de cães na Tailândia




Um tribunal tailandês condenou cinco pessoas a oito meses de prisão pelo tráfico ilegal de dois mil cães destinados a serem consumidos em restaurantes no Vietnã, onde esta carne é considerada uma iguaria.
 
foto FERNANDO FONTES/GLOBAL IMAGENS
Cinco condenados por tráfico de cães na Tailândia
 














Os acusados, ainda sentenciados a pagar multas até 710 dólares (cerca de 525 euros), foram detidos em Agosto, na província de Nakkon Phanom, quando transportavam os animais num caminhão. Entre os animais, 1230 estavam mortos devido a doenças e lesões provocadas pelas más condições higiênicas e o espaço pequeno das suas jaulas.
As cinco pessoas foram acusadas de delitos como tráfico ilegal de cães, crueldade contra os animais e possuir cães sem vacinas. A maioria dos tailandeses não consome carne de cão, mas no Vietnã e em outros países da Ásia, a carne destes animais é considerada uma iguaria.
Apesar da condenação, existe um vazio legal no país, já que a legislação da Tailândia não proíbe o tráfico de caninos, mas nenhum negócio dedicado à venda de cães para consumo é autorizado ou está regulado.
Em Agosto, cerca de cinco mil pessoas do setor iniciaram uma campanha para conseguirem legalizar as suas atividades. Estes trabalhadores enfrentam a oposição de organizações não governamentais que contestam o consumo de carne de cão.
Sawong Dechalert, comerciante de cães para consumo, disse, citada pela agência Efe, que muitas pessoas fornecem estes animais ao Vietnã há cerca de 30 anos e não possuem outro meio de subsistência.
Além de contestarem os detratores do comércio de cães por consumirem carne de outros animais, os comerciantes de carne de cão dizem que o seu negócio contribui também para retirar da rua centenas de animais, já que em Bancoc é estimado que existam pelo menos 100 mil cães abandonados.


Fonte: Jornal de Notícias
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário