terça-feira, 6 de setembro de 2011

Atenção! Plantas que são venenosas para animais de estimação





Se você possui animais de estimação, como cachorros e gatos, que circulam pelo quintal, é importante levar a saúde deles em consideração na hora de escolher as plantas para o seu jardim.
Algumas espécies ornamentais são venenosas aos bichos e podem até matá-los.
Veja as plantas que podem envenenar os animais:



Comigo-ninguém-pode
(Dieffenbachia ssp)
Herbácea de folhagem tropical grande e larga, com manchas brancas e caule grosso, cultivada em áreas sombreadas, em canteiros ou vasos. Partes tóxicas: folhas, caule e látex, que causam inflamação da língua, vômito, diarreia e asfixia.


Copo-de-leite
(Zantedeschia aethiopica Spreng)
Produz flores brancas quase o ano todo se cultivada em solo fértil, sob sol pleno durante metade do dia. É uma herbácea que pode atingir até 90 cm de altura. A planta toda é tóxica. Pode causar inflamação da língua e vômitos.




Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Arbusto de até 3 m de altura, produz flores brancas e vermelhas que contrastam com a folhagem verde-escura. Parte tóxica: toda a planta. A seiva leitosa irrita a pele e a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.



Espirradeira
(Nerium oleander)

Arbusto de até 2 m de altura, é usado na composição paisagística pela beleza das folhas verde-acizentadas e de suas flores nas cores rosa, amarelo, vermelho e branco, que aparecem na primavera e no verão. Aceita podas para a formação de copas. Pode causar distúrbios cardíacos e coma.



Onze-horas
(Portulaca grandiflora)
Com folhas suculentas e flores coloridas na primavera, é usada como forração ou pendente em vasos. Atinge até 20 cm de altura. Partes tóxicas: folhas e flores, que, se ingeridas, causam inflamação da língua, queimação e vômitos. Pode matar por asfixia.

Costela de adão (Monstera deliciosa)

Os seus frutos são comestíveis, ao contrário das folhas que são tóxicas e que, quando ingeridas, causam estomatite, sialorréia (excesso de salivação), vômito, como também, dermatite por contato.

Azaléia (Rhododendron spp)

Toda a planta é tóxica e ao ser ingerida pode causar sinais como salivação e lacrimejamento, além de reações como vômito, diarreia, dispneia (falta de ar) e fraqueza muscular. Em casos extremos pode levar o animal a convulsões, ao coma e até a morte.

Antúrio (Anthurium andraeanum)

Possui como princípio tóxico o licorine e causa como sinais clínicos diarréia, vômito e náusea nos animais domésticos.

Do mesmo jeito que faz mal aos bichos de estimação, podem fazer aos humanos, portanto o cuidado com as plantas também vale para as crianças.
Fonte: Atibaia News e UOL

Blog do Johnnyon

Um comentário:

  1. Já tive problemas quanto a isso, tive um gato que chegou em casa com os olhos bem inchados e babando muito, parecia que tinha sabão em pó na boca de tanta espuma que saía, minha mãe ficou em pânico, achou que ele tinha comido veneno, enfim, depois de alguns cuidados ele ficou bom, mas é preciso atenção, pois tanto gatos quanto cachorros gostam de mordiscar as plantas...!

    ResponderExcluir