sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Associação que cuida de quase 400 cães e gatos necessita de ajuda urgente em Aracaju (SE)





Isabel cerca Nenê de carinho (Fotos: Kátia Susanna/ Portal Infonet)
Criada há doze anos, a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa) abriga atualmente cerca de 400 animais entre cães e gatos. Uma história de amor, paciência e dedicação que foi iniciada pelas amigas Isabel Moura e Maria Antônia Oliveira Santos Teles. A dificuldade em manter uma instituição sem contar com o apoio do poder público mostra a persistência de duas guerreiras que demonstram paixão pelos animais.
A sede da instituição, localizada na rua Canal, 446, no loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, zona sul da capital, fica em uma extensa área de 30 metros de largura, por 35 de cumprimento. O terreno foi uma doação de um casal comprometido pela causa dos animais abandonados.
Isabel e Antônia são as fundadoras da Adasfa
Ao chegar à porta da associação, a aposentada da Justiça Federal, Isabel Moura, logo é recebida com carinho pelos animais. A idosa que fica emocionada ao falar do amor pelos animais, demonstra preocupação ao relatar as despesas e o número crescente de animais que são abandonados pelos proprietários.
“Eles são meus amores, minha vida, infelizmente é difícil manter a instituição porque os gastos são muitos. Temos vários voluntários que todos os meses contribuem com a causa, mas a nossa despesa é muito grande. Precisamos que as pessoas venham conhecer e contribuam com a associação”, fala Isabel que faz questão de fazer carinho em Nenê, um dos primeiros animais que foram adotados pelo abrigo. “A Nenê é meu amor, ela é bem velhinha, já teve vários problemas de saúde, mas está aqui toda carinhosa”, conta.
Antônia lembra que precisa de mais apoio 
Bastou Maria Antônia entrar no canil para Melina correr para os braços da madrinha. Antônia conta que estava passando na Praça Olimpio Campos, Centro da capital, quando avistou a cachorra doente e com sinais de maus tratos. “Coloquei ela em um táxi e trouxe para o abrigo. É dessa forma que os animais chegam aqui, são animais abandonados que estão nas ruas e que acabam vindo para o abrigo por meio de pessoas que sabem do nosso trabalho”, diz.
Despesas
Na hora das despesas, as voluntárias da associação fazem um verdadeiro milagre com as contas. Grávida de três meses, Nilzeti Pires Medeiros Feitoza, que também é voluntária, faz um apelo para que empresários, poder público e a sociedade sergipana contribua com o trabalho da associação. “As despesas são muito altas, existem pessoas que contribuem com a associação, mas as nossas despesas são fixas. Além da comida dos cães e dos gatos, temos a medicação, o leite dos gatos e despesa com botijões”, relata.
Adote um animal e ajude a Adasfa que conta com cerca de 150 cães  
Uma conta por baixo mostra que são gastos R$ 1680 somente com ração todos os meses, R$100 por semana com a compra de carcaça de frango e carne, três botijões por mês, além das despesas com duas funcionárias que recebem um salário mínimo, compra de material de limpeza e pagamento a veterinários, principalmente para a castração dos animais.
As voluntárias mostram gratidão com cada contribuição que é recebida na instituição, mas salientam que é preciso muito mais.
“Precisamos que algum empresário faça a doação de um carro, mesmo velho, para que possamos levar os animais para o veterinário. Muitos médicos não querem atender aqui e temos que levar até as clinicas quanto os animais ficam doentes. Infelizmente os táxis não aceitam transportar os animais. Já tivemos animais que morreram porque não tínhamos como levar para uma clínica veterinária”, lamenta.
Conheça e adote um animal do gatil
Castração
Antônia critica o fato do Centro de Controle de Zoonoses não castrar os animais. A fundadora da associação lamenta o descaso com a saúde dos animais de rua. “A principal preocupação é em sacrificar o animal com calazar, mas a Zoonoses deveria pegar o animal na rua castrar e colocar para adoção, essa seria uma forma de cuidar dos animais”, observa.
Doações
As voluntárias precisam de dinheiro para continuar mantendo a associação. Se você quer adotar um animal, entre em contato com a Adasfa e conheça os animais que são dóceis e carinhosos. Deposite na conta da Caixa Econômica Federal, agência: 0654, operação 013, conta poupança: 135-8.
A hora da comida é divertimento certo
SMS
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que encaminhou uma nota sobre o trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a SMS o Zoonoses trabalha na remoção de animais de rua através de demanda da população que liga para o Centro por meio do (079) 3179-3528, 3179-3564, 3179-35865 e informa onde encontram-se estes animais.
A informação é que por se tratar de um animal que pode causar zoonoses, é feita a remoção para controle e prevenção. No Centro é feita uma triagem com a coleta de sangue para o exame de leishmaniose (calazar) e realizada a vacinação contra a raiva, posteriormente esse animal, não tendo nenhuma zoonoses, é encaminhado para adoção.
A Adasfa fica no lotemento Marivan, no Santa Maria
Orientação
Ainda de acordo com a SMS o futuro proprietário é orientado para a posse responsável, onde são abordados assuntos pertinentes a maus tratos e a responsabilidade pela guarda por um período mínimo de seis meses.
A SMS confirmou que o Centro não realiza a castração dos animais, mas garantiu que o Zoonoses recebe denúncias de maus tratos e  averigua o ocorrido. “Maus tratos aos animais é crime, conforme lei nº9605 de 1998, e o abandono destes animais é considerado como maus tratos. Por se tratar de crime, é só ligar para a polícia ou denunciar na delegacia mais próxima de onde aconteceu o fato”, orienta.
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário