sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Animais são resgatados em Timbó (SC) e Gaspar (SC) por causa das chuvas que atingem a região





Filhotinhos resgatados em Timbó (SC) fonte: Facebook
Nas 2 fotos vemos cachorros resgatados em Gaspar (SC) - fonte: G1

Últimas notícias sobre a chuva em Santa Catarina: 



Novo balanço da Defesa Civil de Santa Catarina elevou na manhã desta sexta-feira (9) para 65 o número de cidades que tiveram estragos por causa das chuvas. Chega a 615 mil o número de pessoas afetadas pelas inundações.
Segundo o major Aldo Batista Neto, da Defesa Cilvil, há comunidades isoladas pelas águas em quatro cidades: Ilhota, Blumenau, Itajaí e Agronômica. "Pode haver mais comunidades isoladas em outras cidades e ainda não recebemos informação. Estamos montando uma força-tarefa para, com ajuda de helicópteros, conseguir chegar às regiões que precisam de ajuda", diz o oficial.
Pelo balanço das 10h divulgado pela Defesa Civil, subiu para 27,2 mil o número de pessoas fora de casa: 24,7 mil desalojadas e  outras 2,5 mil desabrigadas. São 14 cidades que decretaram situação de emergência e uma está em estado de calamidade pública: Rio do Sul.
Também aumentou o número de municípios que enviaram à Defesa Civil do estado notificação preliminar de desastre: por volta das 7h eram 38 cidades, agora já são 45 municípios.
Mais de 8 mil casas foram destruídas e cinco cidades tiveram comunicação por telefone cortadas.
Três pessoas ficaram feridas devido à enxurrada - um em Ilhota e outro em Ascurra – e uma morte foi confirmada em Guabiruba, a 110 km de Florianópolis. A vítima é um homem de 65 anos, que morreu após subir no telhado de sua casa e a estrutura desabar.
O maior número de desabrigados foi registrado em Blumenau: são quase 15 mil, além de 280 mil foram afetados pelas enchentes, seguida de Brusque, com 105.495 mil afetados.

Em Itajaí, 1.647 pessoas foram levadas para abrigos. Mais de 5 mil casas foram destruídas em Navegantes. No estado, são 7.284 casas danificadas e 61 prédios públicos com danos.

As 14 cidades que estão em situação de emergência desde o início da noite são Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.
Rio Itajaí-Açu sobe 12 metros
Nesta sexta, o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, está 12,4 metros acima do normal, e deve continuar subindo pela manhã. Várias ruas estão inundadas pela água, que invade casas e carros. Esta já é considerada a pior enchente dos últimos 20 anos na cidade.
A Defesa Civil de Blumenau informou que 70% da cidade foi atingida por deslizamentos e alagamentos em razão do aumento do nível do rio Itajaí-Açu. Trinta e dois bairros foram atingidos. Ao todo, 72 abrigos estão aptos a receber desalojados.
Em Rio do Sul, a prefeitura informou que a barragem de Ituporanga está 2,5 metros acima do vertedouro, e quatro das cinco comportas estão abertas para evitar alagamentos.

As aulas foram suspensas em todas as escolas públicas nesta quinta. As unidades de Saúde permanecem fechadas, segundo a Secretaria Municipal, em razão da dificuldade dos profissionais de chegaram até os postos.
Deslizamentos de terra
Em Jaraguá do Sul, onde 5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, o deslizamento de terra em um morro no bairro de Tifa Martins atingiu o muro dos fundos de uma casa. A residência havia sido interditada em 2009 pela Defesa Civil, mas era ocupada por um casal e os três filhos. O barro chegou até a lavanderia, mas ninguém ficou ferido, informou a prefeitura.
Imagens mostram o momento em que um deslizamento de terra atinge um trator em uma estrada de Corupá, ao norte do estado. O primeiro deslizamento ocorreu durante a madrugada, na comunidade Tamanduá, as barreiras caíram sobre a via, deixando algumas residências em risco.
A Defesa Civil recomenda que os motoristas tenham cautela nas rodovias, em razão do risco de queda de barreiras e pistas escorregadias. Em algumas cidades, desde o início de agosto, choveu três vezes mais que o esperado para o período.
Fonte: G1

Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário