sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Para autor, cães são tão importantes quanto os próprios pais




O jornalista Gotham Chopra escreveu com seu pai, o célebre autor Deepak Chopra, o livro "A Sabedoria dos Cães" (Lua de Papel, 2011). Nas páginas do volume, eles contam a história de sua família junto aos dois animais de estimação que tiveram e como a maneira de ser desses bichos trouxe lições que alteraram suas visões de mundo.
A relação com os animais foi tão profunda que, para Gotham, os aprendizados que teve com os cachorros Nicholas e Cleo supera o de mestres e parentes que teve na vida e se equivale aos ensinamentos que recebeu de seu pai. No livro, ele exalta toda a aventura, o prazer e o conhecimento que afloram na convivência entre homem e cão.
Leia trechos de "A Sabedoria dos Cães".
Hoje em dia, quando penso em todas as influências que tive na vida, os suspeitos sempre vêm à tona: professores e mentores, amigos, irmãos, pessoas queridas, parceiro comerciais e até adversários e rivais que conseguiram transmitir lições importantes ao longo do caminho. Mas em meio a todos eles, três seres se destacam, Um deles, claro, é meu pai. Os outros, não são tão previsíveis, são meus cães.
Meu pai me ensinou coisas a respeito de sabedoria, curiosidade, abertura mental e me mostrou a riqueza proporcionada pela incansável paixão pelo conhecimento. Meus cães, Nicholas e Cléo, mostraram-me coisas como simplicidade, inocência, devoção e verdadeira liberdade espiritual. E aprendi outra qualidades com eles: lealdade, confiança, capacidade de perdoar e vontade de brincar. Quanto mais eu perguntava a outras pessoas, mais descobria que elas também aprenderam muitas lições (espirituais, ouso dizer) com seus companheiros caninos.
(...)
- Os cães conseguem nos entender - nosso comportamento - e imaginar o que desejamos. Eles conseguem captar códigos sociais humanos. É algo notável, considerando que até os chimpanzés, nosso parente animal mais próximo, a quem estamos ligados em 96%, não conseguem entender alguns de nossos gestos da mesma maneira que um cão.
Mais uma vez, a pesquisa e a gênese dos humanos e dos cães reforça essa tese. Enquanto os humanos e os cães evoluíam por milhares de anos, a habilidade para se comunicar conosco tornou-se parte do DNA do cachorro.
- Muito simples - meu pai concluiu. - Os cães se tornaram nossos melhores amigos não por acidente, mas por causa de uma relação que evoluiu com o passar do tempo. Necessidades físicas, emocionais e psicológicas. Houve uma reciprocidade, nós suprimos as necessidades dos cães e eles preencheram as nossas. - Meu pais se virou para mim. - Parece-me uma relação bastante saudável.
As coisas são simples: os cães nos deixam fisicamente mais saudáveis obrigando-nos a fazer exercício e nos trazem bem-estar emocional quando pedem um carinho, que tranquiliza não apenas o corpo deles, mas também nossa alma. Um simples gesto de carinho em um cão pode fazer baixar a pressão sanguínea. É sério - faça você mesmo uma experiência. E, para muitas pessoas, levar o cão para passear - mesmo que na calçada da rua de uma grande cidade - é o mais próximo que elas chegam da natureza.
*
"A Sabedoria dos Cães"
Autores: Deepak Chopra e Gotham Chopra
Editora: Lua de Papel
Páginas: 248
Quanto: R$ 25,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário