segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Anúncios de animais perdidos publicados na Folha nos anos 1920



Hoje existem sites, blogs, grupos no Facebook, comunidades no Orkut, Twitter e vários outros meios de auxiliar a busca de um cachorro, ou outro animal perdido. Mas como fazer em um tempo em que a tecnologia não era tão avançada? Recorrer aos tradicionais cartazes espalhados pela cidade? Era uma boa ideia, mas não tão eficiente, pois a gigantesca maioria não tinha nenhuma foto do cachorrinho, o que não é nada surpreendente, pois até fotos de familiares eram raras naqueles anos 1920. 
Uma outra alternativa era publicar anúncios nos jornais. Recorri ao Acervo da Folha e lá encontrei alguns anúncios muito interessantes em um tempo em que a maioria das pessoas acreditavam que lugar de cachorro era no quintal da casa para proteger os moradores. Comovente o anúncio de um tutor, que além de se preocupar em resgatar o cachorrinho, ainda informa que ele tinha um problema em uma das patinhas. 
Será que alguns desses 3 animais, que reproduzo aqui, entre os dezenas que encontrei no acervo, foram encontrados? Nunca saberemos. Mas é muito interessante saber que não é de hoje que temos tutores desesperados ao ver o seu amado animal se perder.

Esse foi o mais comovente que eu vi. O tutor preocupado, pois o seu cachorrinho tem um problema na patinha direita. Data: 31/10/1925

Primeiro anúncio de cachorro perdido publicado na Folha, no dia 01/02/1923

Anúncio de 19/04/1923




Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário