quarta-feira, 13 de julho de 2011

Operação do Ibama retira animais do zoológico de Niterói, no RJ




Por determinação judicial, o Ibama deu início, na manhã desta quarta-feira (13), à retirada de todos os animais silvestres do zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, Márcio Urselino, serão removidos 42 animais de médio e grande porte, como o chimpanzé Jimmy, que se transformou numa espécie de símbolo do zoológico.
Por uma questão de estrutura logística, alguns poucos animais silvestres ainda permanecerão no espaço, segundo Urselino. São bichos como o leão, que necessitam de uma estrutura especial para a remoção. Além dessas espécies, apenas os animais domésticos, como cães e gatos, e os que compõem a fazendinha ficarão no Zoonit.
“Estamos cumprindo uma decisão judicial, já que não foram feitas as adequações necessárias para abrigar os animais silvestres. Não cabe ao Ibama decidir o fechamento do zoológico, que é um local público. Mas temos como atribuição fiscalizar para que os animais silvestres, alguns inclusive, em extinção, recebam os cuidados necessários e fiquem em recintos adequados”, destacou Urselino.
Além do chimpanzé Jimmy, estão sendo retirados macacos-prego e aves. Segundo Urselino, o chimpanzé e os outros macacos serão levados para o Santuário dos Primatas, em Sorocaba, em São Paulo. As aves serão levadas para outros zoológicos do Rio.
Desde outubro de 2010, depois de observar a falta de condições dos recintos, o Ibama começou a fazer a transferência dos animais, que foram enviados para instituições no Rio, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, e em Brasília.
Fonte: G1
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário