domingo, 17 de julho de 2011

Era uma vez uma escola que tinha uma mascote



Leila Gapy

Mesmo que o visitante não a veja, a gatinha "Mia" ou "Carinhosa", como é conhecida, faz a sua parte e, do jeito dela, começa a conversa miando. É impossível passar por ela e não ouvir o miado que vem do alto do telhado, na varanda da Escola Estadual Revendo Augusto da Silva Dourado, no Jardim Iporanga 1 (Sorocaba). Mia não sossega enquanto o visitante não olhar para ela e iniciar a conversa. Ela fica beirando o telhado, de um lado para outro, como se quisesse um cumprimento, um aperto de mão, um abraço e, porque não, um colinho. 
É assim que a mascote dos 170 alunos recepciona qualquer pessoa que chega lá na escola. A gata, que também é carinhosa de fato e não só por nome, quando se sente protegida e distante dos dois cães que lá residem também (o que é muito raro acontecer), ela desce do telhado e rodeia a perninha dos estudantes dali. Se encosta pra lá e para cá, até mesmo na perna de desconhecidos. É o jeitinho de Mia dar um abraço. 
É que o lar da gatinha, no telhado da varanda, fica exatamente onde os alunos costumam formar fila para o lanche, nos intervalos das aulas. "Ela adora os alunos. Sempre que estão por aqui, na fila, ela mia bastante e às vezes se encoraja a descer", diz a professora da 4ª série, Patrícia Marques Pimentel. Não se sabe quantos anos a Mia tem. Sabe-se apenas que são muitos, mais de cinco ou seis. Uma caseira da escola, há muito tempo, chegou com a gata, conta o atual caseiro, seu Francisco Eduardo Pinto. 
Desde então, Mia está por lá e uma das pessoas que ela mais gosta, depois dos alunos, é a diretora da unidade, Vicentina de Jesus dos Santos, que diariamente leva ração para a gata. "A diretora traz a ração e nós colocamos no telhado, junto de um potinho de água. Ela gosta de quem cuida dela, ela sabe quem gosta dela. E ama as crianças", conta o caseiro. E o carinho das crianças da escola é tão grande pela gata, que a estudante Ana Carolina de Souza Pinto, de 10 anos, não economiza elogios. 
"Adoro o pelo dela, acho super macio. Vivo passando a mão nela, quando ela desce do telhado. Meus amigos também gostam muito da gatinha, ela é nossa amiga", garante Ana Carolina. A gatinha de pelos marrom claro e branco, e de focinho escuro, chama a atenção também pela beleza. É difícil passar por ela e não se encantar. Mia, Mia!


Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário