quinta-feira, 7 de julho de 2011

Centenas de pinguins mortos são achados no litoral do RS



Cerca de 300 pinguins mortos foram encontrados por uma equipe da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) durante uma inspeção pelo litoral do Estado nesta semana.
Os técnicos percorreram uma faixa de 180 km de praias gaúchas na terça-feira (5) e na quarta (6).
De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos, a maioria das aves mortas não suportou a longa viagem de migração entre o extremo sul do continente e o litoral brasileiro, que costuma ser feita nesta época do ano.
A partir de junho, os pinguins-de-magalhães, fugindo das águas geladas da região da Patagônia, chegam a praias do Sul do Brasil.
"Em geral, [os mortos] são bichos que estão magros. São jovens, que ainda estão aprendendo a vir e se perdem com as correntes marinhas", diz o biólogo Maurício Tavares.
Nas últimas semanas, cerca de 600 aves da espécie foram encontradas no litoral gaúcho.
O elevado número de pinguins sujos de óleo levou o Ministério Público Federal, há duas semanas, a abrir uma investigação. Os procuradores pediram informações ao Ibama e Capitania dos Portos.
Segundo a equipe da universidade, a quantidade de pinguins sujos encontrada é a maior dos últimos anos.
Dezenas deles estão em um centro de reabilitação da Furg (Universidade Federal do Rio Grande), em Rio Grande, no sul do Estado.
Divulgação/UFRGS
Pinguins mortos são encontrados no litoral do Rio Grande do Sul
Pinguins mortos são encontrados no litoral do Rio Grande do Sul

Fonte: Folha
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário