quinta-feira, 9 de junho de 2011

Votuporanga (SP) quer acabar com criações de galinhas em área urbana



Foto: Blog da Marilia


Até o fim deste mês uma fiscalização em quintais de casas e terrenos baldios será iniciada pelo Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de determinar a retirada de galinhas e galinheiros que estejam em área urbana.

O veterinário Élcio Estevez Sanchez Jr. explica que as aves e o seu habitat estão entre as principais formas de disseminação e procriação do mosquito palha – transmissor da leishmaniose.

“Nas análises feitas pelo Instituto Adolph Lutz notamos que 70% dos cães doentes foram contaminados pelo mosquito oriundos de galinheiros. A população precisa se conscientizar sobre os riscos à saúde causados por esse tipo de criação dentro do município.

Agora os galináceos deverão ser criados em locais apropriados como chácaras, sítios, fazendas, enfim, oferecer um destino adequado a eles”, explica o veterinário.Cães que convivem num mesmo espaço com galinhas, pintainhos e demais galináceos tem maiores chances de adquirirem a doença.

Além disso, as equipes puderam constatar que aqueles cães que moram ao lado ou no fundo de domicílios que possuem galinheiros têm grandes chances de serem acometidos pela leishmaniose. 
A Cidade
Agentes do Secez e fiscais da Vigilância Sanitária vão realizar o processo de vistoria em domicílios e, se necessário, autuação, de acordo com o código estadual sanitário sob a lei 12.342/ 78 – SP art. 538.

Investigar os casos suspeitos de leishmaniose visceral humana e garantir o diagnóstico e tratamento adequado dos casos é dever do Setor de Controle de Endemias do município. Por isso é necessário permitir o acesso de agentes sanitários em domicílios para exames dos cães e recolhimento dos que estiverem doentes para eutanásia.


Em Votuporanga, de janeiro deste ano até agora, foram contabilizados 81 casos de leishmaniose visceral canina entre os 413 suspeitos.

Não há registro da doença em humanos. Os principais focos da doença estão entre os bairros: Estação, Chácara Viação, Vila América, San Remo, Paineiras, Santa Luzia e Centro.

Fonte: Região Noroeste
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário