domingo, 12 de junho de 2011

A história de Maria, protetora dos animais



Maria Graça Cordeiro, 68 anos, vive sozinha numa casa simples na Vila Operária, em Maringá. "Somos eu e Deus", diz. A solidão só é abrandada pelos 13 cachorros adotados pela senhora, que trata deles com todo o carinho que pode.
Apesar de fazerem companhia, no entanto, os animais também trazem dificuldades de ordem prática: toda a renda de Maria vem de sua aposentadoria por invalidez – um salário mínimo (R$ 540). Desse montante, R$ 300 são destinados ao pagamento do aluguel de sua casa. Sobram R$ 240 para dar conta dela mesma e da cachorrada.
Muitas vezes, Maria não se dá a prioridade. "Sento para comer, vejo a carinha deles e tiro a comida da minha boca para dar para os cachorros. Eu já estou velha, não preciso de muito", diz.
Douglas Marçal
Maria e cãozinho Niki: ele foi abandonado ‘praticamente morto’ na porta da casa dela














Até há 1 mês, a aposentada recebia auxílio, em forma de ração e remédios, de uma entidade protetora de animais. Sem que Maria saiba dizer os motivos, a ajuda cessou e agora está sozinha para cuidar dos bichos.
Muitos deles precisam de cuidados médicos e a aposentada se vira como pode, sem os remédios adequados. "Dou folhas, raízes, faço curativos, coloco para tomar banho, cuido com muito amor. É o que consigo fazer, viraram as costas para mim", diz.
Maria começou a cuidar de cachorros há 7 anos. A princípio, eram poucos, mas o número foi crescendo conforme sua casa passou a virar ponto de referência. "Eles sabem que eu cuido e ficam jogando cachorros no meu quintal. Eu não tenho coragem de me desfazer", diz.
Um exemplo é o cachorro Niki, deixado na porta da casa de Maria "praticamente morto, com as costas sangrando e a coluna quebrada". Com o auxílio da entidade que a assistia, Maria conseguiu um aparelho para Niki, semelhante a uma cadeira de rodas, para que o cachorro possa andar.
"Ele vai ficar assim até o fim da vida dele e eu vou cuidar até a morte", diz. A aposentada evita reclamar ("Deus me ajuda, e de vez em quando meu filho dá uma força, faz compras para mim"), mas deixa claro que está difícil cuidar dos 13 cachorros.

Ajuda
Quem tiver interesse em auxiliar Maria Maria Graça Cordeiro pode entrar em contato pelo telefone (44) 3226-9163.
Fonte: odiario.com
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário