O ato de hibernar pode poupar morcegos de morrerem por conta da raiva - doença causada por vírus e que infesta outros mamíferos como o cachorro - antes da reprodução. O estudo foi divulgado em uma publicação da Academia de Ciências norte-americana (PNAS, na sigla em inglês).
A pesquisa foi coordenada pelo professor Dylan Goerge, da universidade estadual de Colorado, nos Estados Unidos. Os cientistas usaram dados coletados durante 5 anos sobre grandes morcegos de cor marrom, típicos na América do Norte.
Com um modelo matemático, os pesquisadores conseguiram descrever como o vírus causador da doença infesta e persiste no corpo dos mamíferos. Foram usados dados de mortalidade e de reprodução dos morcegos, além do tempo de incubação dos vírus.
Segundo os autores, durante o período de hibernação, o metabolismo do mamífero diminui e o período de incubação do vírus aumenta. O clima mais frio também contribui para o retardo no desenvolvimento dos micro-organismos.
Os cientistas norte-americanos descobriram que, ao excluir o período de hibernação, os morcegos morrem bastante a ponto da população do animal diminuir drasticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário