sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cientistas testam e comparam inteligência de corvos e papagaios




Pesquisadores das universidades de Viena e Oxford testaram pássaros de algumas das espécies consideradas as mais inteligentes do planeta e comprovaram a habilidade dos animais em resolver complexos problemas.
Corvos-da-nova-caledônia e papagaios da Nova Zelândia foram submetidos a uma bateria de testes em que precisaram vencer desafios para ter acesso a comida.
Entre as situações criadas pelos cientistas estavam puxar um barbante para alcançar a recompensa, usar bolinhas de gude para empurrar a comida para fora de uma caixa e um gancho para abrir uma janela.
Corvos selvagens normalmente utilizam objetos para resolver tarefas do dia-a-dia, segundo cientistas.
Para os corvos, o mais difícil foi abrir a janela puxando um gancho.
Papagaios da Nova Zelândia resolveram os problemas propostos pelos cientistas (Foto: BBC)Papagaios da Nova Zelândia resolveram os problemas propostos pelos cientistas (Foto: BBC)
Os pesquisadores afirmaram que isso não foi devido à dificuldade em entender que precisava puxá-lo, mas sim ao medo natural dos corvos de tocarem objetos desconhecidos.
Pelo mesmo motivo, o pássaro preferiu usar um objeto para empurrar a comida do que enfiar a cabeça na caixa.
O papagaio da Nova Zelândia também resolveu todos os problemas, apesar da espécie não costumar usar ferramentas na natureza.
A única tarefa em que teve dificuldades foi usar um graveto como ferramenta.
Cientistas dizem que isso se deve ao formado curvo do bico da ave.
Mesmo assim, o animal foi capaz de desenvolver uma técnica complexa, na qual usou a abertura na caixa, as patas e o bico para finalmente ter acesso à comida.
Os cientistas afirmam que a comparação entre a capacidade de resolver problemas destas aves revela como a evolução de diferenças de inteligência depende de cada espécie.
Corvo-da-nova-caledônia é habituado a ferramentas (Foto: BBC)Corvo-da-nova-caledônia é habituado a ferramentas (Foto: BBC)
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário