quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ribeirão Preto (SP) quer adoção coletiva de animais




O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ribeirão Preto fez um censo de animais no Parque dos Servidores 1, na zona Leste de Ribeirão Preto, para apontar o número de abandonados e tentar uma espécie de adoção coletiva de cães e gatos. O projeto piloto, denominado "Cão Comunitário", faz parte de uma parceria entre o órgão, entidades de proteção animal e uma veterinária voluntária.
O objetivo é garantir os cuidados dos animais tratados pelos moradores nas ruas, com a ajuda de um cadastro único.Das 239 casas do bairro visitadas entre os dias 6 e 10 deste mês, 25% não foram visitadas porque os moradores não estavam. Os agentes registraram 153 cães em domicílios, sete abandonados, que perambulam pelas ruas sem cuidados, e quatro comunitários, que vivem nas ruas, mas são tratados pela vizinhança. Outros 31 animais têm donos, mas ficam nas ruas.
A chefe da CCZ, Eliana Colucci, diz que o cadastro único para registrar animais comunitários servirá para monitorar os que vivem nas ruas e evitar o recolhimento de cães e gatos saudáveis.
"Vamos trabalhar a população para que respeitem o bem-estar do animal. Muita gente não conhece a legislação, que permite que bichos que criaram laços na comunidade continuem nas ruas, desde que cadastrados, vacinados e com assistência veterinária".
Como funciona
Eliana disse que os animais comunitários vão receber identificação, como tatuagens, e terão os perfis cadastrados. Um dos cuidadores deve ser identificado.
A veterinária voluntária do projeto, Ana Lúcia Baldan, disse que uma reunião está marcada para esta quinta-feira, para decidir sobre a conscientização na comunidade e nas escolas. "Também vamos tratar da posse responsável, para que os donos não deixem animais nas ruas."
De acordo com Rinaldo Zugaib, um dos diretores da Cãopaixão, esse projeto vai evitar o recolhimento de animais que estão bem cuidados. "É bom que as pessoas entendam que esses cães ou gatos já vivem nas ruas e que podem ser bem cuidados e sadios."
Blog do Johnnyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário